quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cupim: o tempo é o vilão.

Cupim (português brasileiro) ou térmite, térmita (português europeu) ou salalé (português de Angola) ou ainda muchém (português de Moçambique) é um inseto eusocial da ordem Isoptera, que contém cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo. Esses insetos são mais conhecidos por sua importância econômica como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, ou ainda pragas agrícolas, entretanto, apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupins estão registradas como tal.


Cupim de madeira seca
Em número de espécies, a ordem Isoptera deve ser considerada intermediária entre os insetos, já em termos de biomassa e abundância, os cupins apresentam enorme significância e podem ser comparados às formigas, minhocas, mamíferos herbívoros das savanas africanas ou seres humanos, por exemplo, e estão entre os mais abundantes invertebrados de solo de ecossistemas tropicais. Esta grande abundância dos cupins nos ecossistemas, aliada à existência de diferentes simbiontes, confere a estes insetos a possibilidade de desempenhar papéis como o de "super decompositores" e auxiliares no balanço Carbono-Nitrogênio (Higashi & Abe, 1997).


Colônia de cupim de madeira seca em móvel

Todos os cupins são eussociais, possuindo castas estéreis (soldados e operários). Uma colônia típica é constituída de um casal reprodutor, rei e rainha, que se ocupa apenas de produzir ovos; de inúmeros operários, que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas; e de soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia.
Existem também reprodutores secundários (neotênicos, formados a partir de ninfas cujos órgãos sexuais amadurecem sem que o desenvolvimento geral se complete), que podem substituir rei e rainha quando esses morrem, e às vezes ocorrem em grande número numa mesma colônia. Os membros da família Kalotermitidae não possuem operários verdadeiros, mas esse papel é desempenhado por ninfas (pseudo-operários ou "pseudergates") que retêm a capacidade de se transformar em alados ou soldados.

Existem também cupins desprovidos de soldados, como é o caso de todos os representantes neotropicais da subfamília Apicotermitinae. Alguns cupins possuem dois ou três tipos de soldados, sempre de tamanhos diferentes, e às vezes morfologicamente tão distintos que poderiam passar por espécies diferentes.
A dispersão e fundação de novas colônias geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa. Nessa época ocorrem as revoadas de alados (chamados popularmente de siriris ou aleluias), dos quais alguns poucos conseguem se acasalar e fundar uma nova colônia.

Uma colônia de cupins pode estar a até 500 mts do local de foco.

PERGUNTAS

O que são os Cupins?
Insetos que vivem em sociedades, como as formigas e abelhas, e são capazes de destruir madeiras.

Quais os tipos de cupins ?
Cupins de solo ou subterrâneos, e cupins de madeira seca.

Como são os Cupins de solo?
Os cupins de solo são aqueles que estabelecem colônias nos solo, vivendo às custas de madeira enterrada ou de árvores. A partir do ninho, podem invadir os edifícios, construindo túneis nos seus componentes construtivos, como pisos, paredes, lajes etc, e atacar madeira e outros materiais celulósicos que permanecem em contato com a alvenaria.

Também podem estabelecer o ninho diretamente no interior dos componentes do edifício, sem contato com o solo, onde atacam a madeira lá encontrada e posteriormente estendem o ataque até atingirem os armários embutidos, molduras de portas, rodapés etc.

E os Cupins de madeira seca?
Os cupins de madeira seca se estabelecem diretamente no interior da madeira, não necessitando do contato com o solo ou com umidade, já que estão adaptados para sobreviver do alimento seco, sem fonte suplementar de umidade. Atacam móveis e compontentes do edifício, como forros, labris etc.

Cupim ataca só madeira?
Os cupins que infestam casas e edifícios se alimentam, basicamente, de madeira (além dos cupins, existem as brocas de madeira, que também podem causar estragos nesse tipo de material.), mas não dispensam outros matériais celulósicos, como papel e papelão, tecidos, lã, couro e borracha.
Os cupins de madeira seca, além de madeira, podem causar danos em livros, sapatos, malas, roupas, cobertores,documentos, especialmente quando estes permanecem sem manuseio por longo tempo.
Já os cupins de solo são capazes de perfurar ou produzir estragos em muitos outros materiais que estejam entre a colônia e seu alimento principal que é a madeira.
Assim, atacam pisos, paredes, lajes impermeabilizadas e podem até desgastar o concreto, aproveitando-se das fissuras e falhas já existentes entre o concreto e os demais componentes do edifício, como os conduítes e dutos hidráulicos. Fonte:Tecnomad

Os cupins transmitem alguma doença?
Os cupins não são vetores de doenças ou agentes perniciosos ao homem, sejam infecciosos, parasitários ou de outra natureza.

A DDG Ambiental é especializada em tratamento contra cupim. Usamos métodos moderno e eficazes. Trabalhamos com produtos de primeira linha da Syngenta, Bayer e Basf.

Certificamos o nosso trabalho com até 06 anos de garantia.

Peça uma visita sem compromisso e veja as vantagens de nossos tratamentos.

FLORIANÓPOLIS/SC 048 3204-6197

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e participe!